O Ilhabela Convention & Visitors Bureau anunciou nesta sexta-feira (3)…
Litoral Norte de SP terá o primeiro festival gastronômico a reunir os quatro municípios
O litoral norte de São Paulo ganhará o primeiro festival gastronômico a reunir os quatro municípios da região, em uma ação que será difundida para valorizar os pratos típicos caiçaras, mesmo aqueles com toque contemporâneo. A ideia é formar um corredor gastronômico, unindo as quatro cidades, para possibilitar que turistas possam conhecer as opções ofertadas pelos estabelecimentos.
O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição Litoral Norte será realizado entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 16 de fevereiro de 2025. As inscrições vão até 23 de novembro de 2024. O evento reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, quiosques de praia, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares do litoral norte.
Restaurantes como o Belerin, Atelier do Tonhão, Tangará e Ponto das Letras (Ilhabela); Mandala (Juquehy), Esquina do Djalma (Ubatuba) e Sorveteria Nápoli (Caraguatatuba), já confirmaram participação.
Fomento da gastronomia
O principal objetivo do Festival, além de fomentar o trade gastronômico na pré-temporada de verão, é também o de divulgar e valorizar a rica gastronomia caiçara, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações.
O Festival será indoor, ou seja, apenas entre os restaurantes, e reunirá os principais nichos da gastronomia. O modelo indoor possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar.
Além disso, os restaurantes e similares poderão ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes (ainda que sazonais), atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares. Isso também oferece comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, ambiente agradável, estacionamentos, etc.
Como participar
Para participar os estabelecimentos deverão criar um prato exclusivo para o Festival. Diante de alguma impossibilidade, o restaurante poderá inscrever um prato que já faz parte do cardápio. As cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos para o evento. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes. Na prática, nada muda no dia a dia de um restaurante. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.
Este post tem 0 Comentarios